Lula defende mais solidez nas relações comerciais entre Brasil e Argélia

08/02/2006 - 7h40

Vitor Abdala
Enviado especial

Argel (Argélia) – Os negócios entre o Brasil e a Argélia precisam ganhar mais solidez, apesar de o país ser um dos maiores parceiros comerciais dos brasileiros na África. "Nosso comércio por mais expressivo que seja, é desequilibrado e nossos empresários e equipes técnicas de governo ainda se conhecem mal. É necessário que nos conheçamos melhor e que possamos ver-nos como opções viáveis no mercado internacional".

A afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está hoje nos jornais argelinos e faz parte de uma longa entrevista que ele deu por escrito a jornalistas argelinos antes de viajar. Lula lembrou que a balança comercial entre os dois países ainda é deficitária - ou seja, o país comprou mais da argélia, do que vendeu - para o Brasil. No ano passado, o país exportou apenas US$ 384 milhões para a Argélia, enquanto as vendas daquele país para o Brasil somaram US$ 2,8 bilhões.

De acordo com o presidente, é possível desenvolver parcerias nas áreas agrícola, social, de apoio a micro e pequenas empresas e de informatização da administração pública. "Nossas duas gigantes petroleiras, a Petrobras e a Sonatrach, podem desenvolver enormes parcerias para atuarem juntas aqui, no Brasil ou ainda em terceiros mercados".