Deputada critica ''pressão'' por rápida definição sobre TV Digital

08/02/2006 - 11h49

Marcela Rebelo e Keite Camacho
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os debates na Câmara dos Deputados costumam acontecer em comissões nas salas espalhados pelo parlamento. O plenário principal é reservado para votação de projetos de lei e sessões de homenagem. Nesta quarta-feira (8), no entanto, os deputados cederam o espaço mais nobre da Câmara para a discussão sobre o modelo de televisão digital a ser adotado no Brasil.

Nessa "comissão geral", a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou a "pressão" pela definição da melhor tecnologia a ser utilizada na TV Digital, com a análise apenas dos padrões estrangeiros. Segundo ela, deve ser promovido no início de março, na Câmara, um seminário para a apresentação da tecnologia desenvolvida no Brasil. Para Jandira, a TV digital não deve servir apenas para melhorar a qualidade da imagem.

"Podemos fazer o maior programa de inclusão social desse país se nós acertarmos o modelo, inclusive com a possibilidade de utilização da Internet por meio da televisão", defende a deputada. Segundo ela, antes de implementar a TV Digital, o país também precisa rever a legislação. "A lei de radiodifusão que nós temos é de 1962. Naquela época, sequer pensávamos em TV Digital. Por isso, precisaremos evoluir para um marco regulatório legal."

Na semana passada, em visita ao Congresso, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que não está "atropelando procedimentos" para instalar a TV Digital no Brasil. "Se você não tem data para as coisas, elas não acontecem", defendeu o ministro, que assessora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na decisão sobre o modelo mais adequado para a nova televisão.