Aloisio Milani
Enviado especial
Porto Príncipe (Haiti) – O Brasil integra o grupo de observadores internacionais que acompanham a realização das eleições gerais no Haiti. Os países da Comunidade do Caribe (Caricom), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), além de Canadá, União Européia e Estados Unidos e Brasil, enviaram observadores para verificar a lisura da escolha dos novos deputados, senadores e presidente.
O Brasil enviou representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Pelo Itamaraty, acompanham as eleições representantes da Divisão de América Central e da embaixada brasileira no país. Pelo Congresso, quatro deputados e um senador. O Tribunal Superior Eleitoral brasileiro não enviou representantes.
Entre os parlamentares que viajaram para o Haiti estão o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a deputada Maninha (Psol-DF), o deputado Zico Bronzeado (PT-AC), o deputado Chicão Brígido, e o senador Roberto Saturnino (PT-RJ). A missão acompanha os preparativos da eleição e vai dialogar com representantes e autoridades haitianas para avaliar a situação atual do país.