Bendito Mendonça
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A maior cooperação bilateral entre a Coréia do Sul e o Brasil na área de exportação de carnes foi um dos pontos destacados pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, hoje durante a abertura de primeira reunião do Comitê de Cooperação Agrícola Brasil Coréia. Ele lembrou que a Coréia importa 100% do petróleo que usa e disse que há a perspectiva de firmar acordos futuros inclusive com biodeisel.
Pelo lado sul coreano, Rodrigues informou que há interesse na área de biotecnologia e projetos de pesquisa conjuntos para o desenvolvimento rural. Está prevista também a assinatura de um plano de trabalho para cooperação agrícola em 2006 e 2007.
Chefiada pelo vice-ministro de Comércio Internacional, ministério de Agricultura e Florestas, Jangbae Youn, a comitiva sul-coreana discute a proposta de acordo de cooperação técnica em medidas sanitárias e fitossanitárias.
Na quarta-feira, a comitiva segue para São Paulo onde visita a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, além de uma usina de álcool.