Reestruturação reforça independência da CGU, diz Waldir Pires

30/01/2006 - 10h18

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - Na semana passada, a Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou uma reestruturação que coloca todos os órgãos de controle interno do Executivo sob sua coordenação. A partir de agora, as corregedorias dos ministérios devem desenvolver as atividades de fiscalização de acordo com as normas da CGU.

Para o ministro responsável pelo órgão, Waldir Pires, não restam dúvidas de que a CGU tem autonomia para apurar denúncias contra a má aplicação de recursos públicos e ação de integrantes de órgãos do governo federal. "Estamos fazendo tudo que nos incumbe e o governo sem interferência, respeitando inteiramente. Essa é uma coisa absolutamente clara", afirmou Pires em entrevista ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

O ministro deu como exemplo a auditoria feita nos Correios, que teve como resultado 30 relatórios abrangendo 257 contratos realizados desde 1999. Segundo ele, foram afastados e demitidos diretores e chefes de setores de serviços. "É uma tarefa que palmo a palmo, vai crescendo e tomando conta da consciência cidadã do nosso país. Isso é fundamental", acrescentou.

Para Waldir Pires, a competência da Controladoria foi ampliada e desenvolvida a partir da noção de que é essencial o controle do gasto público em todo o território nacional, tanto nos recursos aplicados diretamente pelo poder publico ou nos que são transferidos aos estados e municípios e até a entidades privadas.

O ministro afirmou que o critério de transparência adotado pelo governo fortaleceu a expansão das funções da Controladoria, além da prevenção e combate à corrupção. "Desenvolvemos uma grande expansão da prática da transparência para que toda a população tenha conhecimento desse dinheiro público, possa acompanhar esses gastos e contribuir com a sua mobilização para que nós tenhamos a inibição da corrupção pela sanção da própria sociedade", disse.

Para acompanhar os gastos do governo federal, acesse a página eletrônica da CGU: www.portaldatransparencia.gov.br. O endereço conta com mais de 275 milhões de informações sobre gastos públicos e pode ser acessado em todo o Brasil.