André Deak
Enviado especial
Caracas (Venezuela) - Centenas de adultos, jovens e crianças da comunidade de Arágua, localizada a cerca de duas horas da capital venezuelana, apresentaram-se na noite de ontem (29) no encerramento do 6º Fórum Social Mundial. A cerimônia aconteceu no Poliedro, um espaço onde ocorrem os desfiles de Miss Mundo e onde dois dias antes o presidente Hugo Chávez falou aos participantes do fórum.
O encerramento começou com a fala de uma iraquiana, que pediu a saída das tropas norte-americanas de seu país. Em seguida, participantes brasileiros fizeram uma homenagem aos estudantes mineiros que morreram em um acidente de ônibus a caminho de Caracas. Houve ainda a apresentação de grupos indígenas, que desejaram boa viagem aos participantes do encontro. Índios norte-americanos fizeram manifesto em defesa das próprias terras e da natureza.
O espetáculo de balé com orquestra sinfônica foi um dos pontos altos da noite. O grupo não fazia essa apresentação desde maio de 1995 por conta de uma polêmica. Na época da última apresentação, em Maracay, o papa João Paulo II tinha recém-convertido a madre María de San José, a primeira beata venezuelana. A orquestra comunitária montou o espetáculo em homenagem a ela, mas enfrentou resistências porque a madre era mestiça.