Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alejandro Toledo, inauguram hoje (21) de manhã a ponte sobre o Rio Acre. Com 240 metros de extensão e 110 metros de vão livre, a pista vai interligar as cidades de Assis Brasil (AC) e Iñapari. Iniciada em 2004, a obra consumiu recursos de mais de R$ 25 milhões e faz parte dos projetos de integração da América do Sul incluídos na agenda da Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA).
Depois dos discursos presidenciais e do encerramento da cerimônia, os dois chefes de Estado visitam a exposição fotográfica sobre a construção da estrada que ligará a fronteira brasileira à costa peruana do Pacífico. Na sequência, Lula deixa o local com destino a Rio Branco, de onde embarca de helicóptero para Senador Guiomard.
Na chegada ao município acreano de quase 20 mil habitantes, na divisa com o estado do Amazonas, o presidente vai visitar o assentamento Nova Bonal, quando lançará o projeto de desenvolvimento sustentável da localidade. Ao fim da cerimônia, segue para uma pousada no seringal Bom Destino, próximo ao assentamento, onde deve passar o restante do dia descansando.
Amanhã (22) de manhã Lula embarca para La Paz (Bolívia), saindo do aeroporto de Rio Branco. Na capital boliviana, o chefe do Executivo brasileiro participará da solenidade de posse do novo presidente do país, Evo Morales.