Perícias médicas do INSS em Porto Alegre levam no máximo quatro dias, diz gerente

20/01/2006 - 17h08

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - As seis agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na capital gaúcha estão cumprindo o novo expediente de atendimento ao público, das 8 às 18 horas. No interior do estado, o horário de atendimento fica a critério das gerências, de acordo com as necessidades. Segundo a gerente do INSS na capital, Sinara Pastório, a prioridade é para atendimento por meio de agendamentos prévios para requerimento de benefícios e realização de perícias médicas.

Sinara disse que, "apesar da deficiência no número de servidores, o que motiva as filas, cerca de seis mil requerimentos novos estão ingressando por mês nas agências da capital, dos quais 70%, em torno de 4 mil, são de auxílio-doença ou benefícios por incapacidade". As perícias médicas, depois de encaminhado o pedido, estão sendo realizadas entre três e quatro dias, afirmou.

Ela admitiu que ainda existem dificuldades, por causa do número de servidores, insuficiente para atender a demanda no dia, mas garantiu que "não há necessidade de formação de filas durante a noite, como está acontecendo em algumas agências". Para ela, o problema de pessoal deverá ser resolvido em breve, com a contratação de novos servidores.

Pastório disse acreditar que a ampliação do horário deve trazer melhoria no atendimento da população, já que "o segurado pode optar por aguardar na agência para ser atendido ou agendar um horário para encaminhar seu pedido de benefício marcado". Ela lembrou que também há serviços do INSS à disposição dos segurados na internet, que podem ser solicitados de casa, inclusive o requerimento de auxílio-doença, no site www.previdencia.gov.br.

No Rio Grande do Sul, 2.220 servidores trabalham nas 101 agências da Previdência Social.