No Amazonas, cerca de 2 mil segurados do INSS podem ter cadastro cancelado

20/01/2006 - 17h07

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus – No Amazonas, 2.231 aposentados e pensionistas estão com o pagamento suspenso e podem ter o cadastro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cancelado, se até fevereiro não atenderem ao chamado final do Censo Previdenciário. "São pessoas que já receberam três convocações do INSS, por carta, para atualizar seu cadastro", justificou a chefe estadual do Serviço de Benefícios do INSS, Fátima Jatobá.

De acordo com ela, desde novembro, quando começou a primeira fase do censo, 29.458 segurados do Amazonas foram convocados para completar ou esclarecer dúvidas sobre seu cadastro. Desses, até ontem (19), apenas 11.620 já tinham comparecido à agência bancária onde recebem o benefício para apresentar as informações e documentos solicitados: o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um documento de identidade (como RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação ou registro do Conselho Profissional), comprovante de residência, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e título de eleitor.

Nos quase 18 mil beneficiários do INSS restantes estão incluídos aqueles que estão com o pagamento suspenso. "A diferença de número entre quem ainda não apresentou os documentos e quem já está suspenso se explica porque a suspensão só acontece após a terceira chamada. Há muita gente em processo de regularização", explicou Jatobá. "Há pessoas que não tinham CPF e agora estão providenciando o documento junto à Receita Federal. Houve uma época em que o documento não era obrigatório; a mulher podia apresentar o documento do marido, por exemplo."

A segunda fase do Censo Previdenciário começa mês que vem e vai até fevereiro de 2007. O objetivo da atualização de dados é identificar e cancelar cadastros fraudulentos – pessoas que forneceram dados falsos para receber indevidamente o auxílio. "Eu apóio a iniciativa, porque tem muito defunto recebendo aposentadoria", afirmou o aposentado Waldir Ferreira, que uma semana após receber o primeiro aviso do censo já foi apresentou todos os documentos pedidos.

A lista dos convocados está disponível na internet para os aposentados e pensionistas tirarem suas dúvidas. O governo também oferece informações do censo pelo PrevFone no número 0800-780-191.