Lula visita instalações do Inmetro em Xerém

20/01/2006 - 16h44

Rio, 20/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu hoje três dos laboratórios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), localizado no Distrito de Xerém, na Baixada Fluminense. Os ministros Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, acompanharam o presidente na visita.

Entre as instalações visitadas, estava o centro que irá abrigar o laboratório de matérias, onde serão feitas medições para o desenvolvimento de novos materiais, como plásticos e cerâmicas. O laboratório vai permitir também a entrada do Brasil no processo de domínio da nanotecnologia (desenvolvimento de técnicas para manipulação direta de átomos e moléculas).

Durante a cerimônia, Lula recebeu do presidente do Inmetro, João Jornada, a medalha de prata relativa aos 30 anos do Inmetro e descerrou uma placa comemorativa à visita.

Criado em 1973, o Inmetro está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entre suas realizações, destacam-se programas de normas de qualidade e proteção ao meio ambiente para a produção de frutas e de certificação de madeira. O instituto também é responsável por medir a vazão do gasoduto Brasil-Bolívia, que transporta 24 milhões de metros cúbicos diários de gás.