Comparecimento ao Censo Previdenciário em São Paulo fica abaixo da expectativa, diz gerente do INSS

20/01/2006 - 13h08

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Apenas 30% do total de convocados para o Censo Previdenciário, em São Paulo, em outubro do ano passado, efetuaram a renovação do cadastro junto aos bancos pagadores dos benefícios. "Os números de comparecimento estão abaixo da nossa expectativa", disse hoje (20) o gerente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do estado, Antonio Carlos Lima.

Ele informou que em São Paulo o universo de segurados, pensionistas e aposentados chamados, nessa primeira etapa, nos meses de outubro, novembro e dezembro, soma 460 mil pessoas. Os dados disponíveis referem-se aos convocados em outubro. Dos cerca de 150 mil alertados para a necessidade do recadastramento por meio do extrato bancário, nesse mês, 91 mil não se apresentaram, e por isso o órgão iniciou, agora em janeiro, o envio de cartas para essas pessoas e também publicou edital, informando-as de que o prazo de comparecimento vai até 24 de fevereiro. "Elas devem ir até a agência bancária onde recebem os seus benefícios, munidas de documentos, CPF, RG, se por possível um comprovante de endereço para atualizar os dados cadastrais e assim não ter o pagamento suspenso", destacou Carlos Lima.

Uma das grandes dificuldades nesse trabalho, segundo o gerente regional, é a falta do endereço atualizado, o que envolve 26 mil beneficiários. O órgão, disse ele, só pôde enviar a correspondência para 65 mil do total de convocados.

Um exemplo é o caso de Maria Aparecida de Souza, de 50 anos. Só hoje ela fez o recadastramento porque ontem (19) foi alertada pelo funcionário do caixa da agência onde recebe o seu benefício como pensionista, no centro da cidade. Como sempre retira o dinheiro direto do balcão, não tinha se dado conta de ser necessário observar o extrato bancário. A mudança de endereço havia dificultado o seu canal de comunicação com o INSS.

"Eu não havia recebido o aviso em casa e não culpo o INSS", disse a pensionista. "Quando fiquei viúva, há mais de 16 anos, eu morava em outro local completamente diferente de onde estou e nunca fui atualizar o novo endereço. Se me procuraram, não conseguiram me localizar." Ela disse que chegou a ficar preocupada com o risco de um bloqueio do pagamento, mas que acreditava que a própria agência bancária a avisaria.

As pessoas que não fizerem o cadastramento deixarão de receber o benefício e o desbloqueio só será ativado, novamente, após a regularização dos dados. Mais informações poderão ser obtidas por meio da página da página do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo PrevFone (0800 78-0191).