No Rio, projeto deve capacitar 5,6 mil agentes comunitários da área da saúde

28/12/2005 - 17h27

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Ministério da Saúde assinou hoje um convênio com as secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio de Janeiro para capacitar 5,6 mil agentes comunitários em nível técnico. Os agentes trabalharão em 75 municípios do estado do Rio depois do curso – que tem a duração de aproximadamente um ano.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do ministério, Francisco Campos, esse é o maior projeto de capacitação de agentes comunitários em nível técnico já realizado no país. Antes, esses profissionais eram qualificados apenas em cursos de uma ou duas semanas.

A intenção é que, ao longo de 2006, outros dois mil agentes entrem no programa e também sejam capacitados. Campos afirma que os agentes comunitários têm papel-chave para a promoção da saúde entre a população, já que eles funcionam como um elo entre a comunidade e os serviços de saúde.

"Esses agentes são os principais responsáveis, por exemplo, por um decréscimo dramático da mortalidade infantil. É uma pessoa que faz a tradução entre o conhecimento científico e o que é realidade na vida das comunidades. Esse profissional trabalha na questão da educação, verifica se as vacinações estão sendo seguidas ou se as grávidas estão tendo consultas de pré-natal", explicou o secretário.