Ministro avalia que incêndio não prejudicará os 23 milhões de beneficiários do INSS

27/12/2005 - 12h38

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao fazer uma avaliação dos danos provocados pelo incêndio que hoje destruiu pelo menos cinco dos dez andares do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília, o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, garantiu que os 23 milhões de beneficiários do INSS não serão prejudicados. Em entrevista coletiva, o ministro assegurou que o pagamento dos benefícios será feito normalmente de acordo com calendário inicial.

Segundo ele, não havia área de atendimento a beneficiários no prédio. "Os nossos segurados, as nossas seguradas, podem ficar tranqüilos: a folha de pagamentos está assegurada. A partir da segunda-feira todos os pagamentos serão feitos normalmente", afirmou. Machado comentou ainda que a folha de pagamento dos funcionários do órgão também ficará em dia.

O ministro concedeu a entrevista após se reunir com diretores do INSS para avaliar as perdas e discutir as providências a serem tomadas. Nelson Machado considerou o incêndio "uma tragédia", e disse que, "graças a Deus", não houve vítimas. Segundo ele, os prejuízos são grandes sob os aspectos materiais e organizacionais. "Aquele é um prédio administrativo, onde tinha toda a estrutura de comando e coordenação do INSS", explicou.

De acordo com o ministro, os funcionários retomam os trabalhos esta tarde, "ainda que precariamente". "Vamos manter a Previdência funcionando, com a ajuda dos nossos funcionários, da Dataprev, com a solidariedade de outros órgãos da administração federal, alguns já nos ofereceram locais para que gente possa começar a funcionar ainda que precariamente."

Ele disse esperar que até o fim da próxima semana o trabalho esteja normalizado, "para recuperar os prejuízos que seguramente advirão dessa tragédia".