Agricultura no estado do Rio deve crescer 8% em 2005 em relação ao ano passado, diz secretaria

27/12/2005 - 6h41

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Dados preliminares da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento Interior do Rio de Janeiro apontam que a agricultura no estado deve registrar um crescimento próximo a 8% em 2005 na comparação com o ano passado. "É uma estimativa bem próxima da realidade e 8% é um número enorme", avaliou o secretário Christino Áureo.

Segundo ele, o bom desempenho foi causado, principalmente, pela expansão da produção de cana-de-açúcar. O secretário ressaltou que, apesar de alguns percalços enfrentados pelo setor, como a queda nos preços do leite, o complexo frutas, legumes e verduras registrou preços favoráveis em 2005, o que acabou por compensar as dificuldades.

Áureo informou que a secretaria pretende investir R$ 180 milhões em crédito na safra 2005/2006. "Considerando que aplicamos R$ 113 milhões na última safra, é uma meta bastante ousada de aplicação. Se com ela pudermos alavancar de fato a atividade, acho que vamos ter um crescimento superior a 10% em 2006", acrescentou.