Vendas para o Natal sobem 5,3% em relação a 2004, aponta Serasa

21/12/2005 - 18h31

Melina Fernandes
Da Agência Brasil

São Paulo – As vendas do comércio no país aumentaram 5,3% dos dias 12 a 18, comparadas com igual período em 2004, segundo a pesquisa do Nível de Atividade do Comércio feita pela Serasa. Em São Paulo, no mesmo período, as vendas cresceram 2,4% em relação ao ano passado.

Segundo a Serasa, os motivos para o aumento das vendas são a expansão de crédito para pessoas físicas, a melhoria do emprego formal e o aumento de salários em 2005. A entidade também aponta que as vendas de última hora e o recebimento da segunda parcela do décimo-terceiro salário podem impulsionar ainda mais as compras.

Já para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), as vendas de Natal feitas do dia 16 ao dia 18 estão 1% abaixo das realizadas no ano passado. A pesquisa foi feita com 150 empresários do comércio. O setor de eletroeletrônicos registrou queda de 1,5% nas vendas e o de vestuário e calçados, queda de 0,8%. Para a Fecomercio, a queda se deve ao elevado grau de endividamento dos consumidores.

A pesquisa da federação aponta ainda que os paulistanos deverão comprar presentes mais baratos que os adquiridos no Natal de 2004 e presentear um maior número de pessoas. O preço médio do presente passou de R$ 51 no ano passado para R$ 37 neste ano.