Movimento dos Trabalhadores Desempregados ocupa agência bancária em Porto Alegre

21/12/2005 - 16h30

Porto Alegre, 21/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) ocupou hoje (21) a agência central do Banco do Rio Grande do Sul (Banrisul) na capital gaúcha, para reivindicar o pagamento de salário mínimo por participação em frentes emergenciais de trabalho no estado.

O grupo, com mais de 100 integrantes, tomou a sala de auto-atendimento da agência, exigindo a liberação de recursos para 250 vagas abertas em frentes de trabalho, assinadas em setembro com o governo estadual.

De acordo com Mauro Cruz, um dos coordenadores do movimento, a liberação de recursos só depende da assinatura do chefe da Casa Civil, Alberto de Oliveira, e do governador Germano Rigotto. "Após a assinatura do convênio, as pessoas começaram a trabalhar nos grupos de produção, mas não receberam nenhum repasse até agora", afirmou Mauro Cruz.

Ontem (20), o Movimento dos Trabalhadores Desempregados realizou manifestações no interior do Rio Grande do Sul, mas o governo do estado não recebeu a comissão do MTD em Porto Alegre.

Mauro Cruz informou que o MTD reivindica também a assinatura de outro convênio, que atenderia a 400 trabalhadores desempregados nas frentes emergenciais. No interior, o movimento continua fazendo mobilizações nas sedes do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Palmeira das Missões, na região norte, Pelotas, na zona sul e em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.