Geysa Albuquerque
Da Agência Brasil
Brasília - Estão disponíveis, a partir de hoje (21), nas agências do Banco do Brasil, os recursos do Bolsa Estiagem, programa do governo federal, para agricultores familiares do Nordeste atingidos pela seca e que se inscreveram para receber o benefício. O coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jacksonvillian Nagorni, explicou que os pequenos produtores que não recebem nenhum benefício do governo têm direito ao Bolsa Estiagem. "São aqueles completamente alijados de todo e qualquer processo de ação governamental".
Em entrevista à Rádio Nacional AM, Nargoni ressaltou que o valor da bolsa é de R$ 300 e que as pessoas beneficiadas têm direito a um único saque. "Basta irem munidos da sua carteira de identidade, do CPF, diretamente numa agência do Banco do Brasil para sacar o benefício. O governo destinou R$ 34 milhões para garantir o Bolsa Estiagem. Os beneficiários têm prazo para sacar o dinheiro até o dia 13 de fevereiro do próximo ano", acrescentou.
O coordenador lembrou que o Bolsa Estiagem é uma ação emergencial. "É para atender aqueles que estão sofrendo com a seca e não têm nenhum beneficio do governo federal". Ele explicou que o dinheiro não tem de ser aplicado em sementes, equipamentos ou em terras. "Este recurso é para a sobrevivência dos agricultores e de sua família".
Jacksonvilian Nargoni lembrou também que quem teve problemas no cadastro não pode recorrer. "Para esse acesso, há toda uma legislação. O município deve estar em estado de calamidade, ou de emergência, reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional. Ele tem que estar cadastrado no período aberto para cadastramento, então agora não tem como recorrer".
O auxílio deve beneficiar 86.818 mil agricultores que moram em municípios nordestinos onde foi decretado estado de calamidade na safra passada e que não são beneficiários de nenhum outro programa permanente para o campo. Os recursos serão repassados a oito estados da região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.