Rio, 19/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras e o governo de Mato Grosso do Sul assinaram hoje (19) protocolo de intenções para o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e econômica visando à implantação do Programa de Agronegócios da Cultura de Oleaginosas.
O protocolo, de acordo com nota da estatal, é a primeira etapa de um trabalho que pretende no futuro estimular a produção de biodiesel, "melhorando o padrão de vida dos produtores locais e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região".
Segundo a Petrobras, o Programa prevê a transferência de tecnologia para o crescimento auto-sustentado da cultura de oleaginosas e produção em escala comercial do biodiesel; integração entre produtor e indústria; apoio à comercialização da produção e financiamento da área plantada.
Poderão ser beneficiados, ainda de acordo com a nota, produtores rurais, agricultores assentados, cooperativas, associações e pequenos empresários que se comprometam com as diretrizes do programa, utilização da tecnologia e a capacitação recomendada pelo estado.
Além da Petrobras e do governo de Mato Grosso do Sul, participam do acordo instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Brasil – que apoiará e financiará todas as ações por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).