Carolina Pimentel
Repórter da Agencia Brasil
Brasília - A escolha de Pernambuco para sede da Refinaria de Petróleo Abreu e Lima teve como base a prioridade do desenvolvimento do país, segundo afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pedra fundamental da obra foi lançada hoje (16) em Ipojuca, na região metropolitana de Recife. A refinaria é resultado de uma parceria entre a Petrobras e a estatal venezuelana de petróleo PDVSA. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também participou do evento.
Lula ressaltou que a decisão não levou em conta apenas os interesses da Petrobras. "Um projeto dessa magnitude não pode ser uma decisão apenas do interesse econômico-financeiro da Petrobras, mas uma decisão estratégica e político do interesse do desenvolvimento do Estado brasileiro’, disse o presidente.
A refinaria começará a ser construída em 2007 e os investimentos, de cerca de US$ 2,5 bilhões, serão divididos igualmente entre a Petrobras e a PDVSA. A refinaria entrará em operação em 2011 e terá capacidade para processar até 200 mil barris de petróleo por dia e derivados do óleo como nafta, gasolina, óleo diesel, querosene de avião e gás de cozinha. A idéia é abastecer os mercados do Norte e Nordeste do Brasil com derivados de petróleo, principalmente óleo diesel, para reduzir as exportações desses produtos.
A refinaria recebeu o nome de Abreu e Lima em homenagem ao general pernambucano que lutou com Simon Bolívar pela independência de países latino-americanos, como a Venezuela.
De acordo com o presidente, o projeto saiu do papel também devido o apoio do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, que e do PMDB e foi vaiado no evento. "O governador Jarbas Vasconcelos foi parceiro decisivo". O presidente acrescentou que o pais já vive clima eleitoral. "Eu sei que nos teremos eleições em outubro,sei que no Brasil, o clima já e pré-eleitoral. No meu caso, a minha oposição já esta na rua gritando há alguns meses e eu acho que o fôlego vai terminando quando vai se aproximando a data das eleições".
Lula voltou a dizer que o governo visa investir no desenvolvimento do Nordeste. "Agora e a vez do nosso querido Nordeste ter chance e oportunidade". Alem da refinaria, ele citou outros projetos como a ferrovia Transnordestina, a construção de um gasoduto que ligara as regiões Nordeste e Sudeste e a produção do biodiesel.