Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um DVD com informações sobre a distribuição da população no território brasileiro, das plantações da agroindústria e da agricultura familiar, dos rios, tipos de solo e relevo, indústrias, saneamento básico, estradas, vegetação, biomas e outros dados econômicos, físicos, demográficos e sociais. Esse é o produto que a Comissão do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Território Nacional, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, divulgou hoje (16) e vai distribuir para governos estaduais e municipais.
As informações, produzidas por vários órgãos de governo, são reunidas para ajudar gestores públicos, como prefeitos e governadores, na hora de planejar obras ou quando precisarem definir áreas naturais sensíveis, que precisam de proteção. A ação faz parte do Programa ZEE, que tem por objetivo implementar o Zoneamento Ecológico Econômico no Brasil e gerenciar os dados necessários para a gestão do território. No DVD, as informações de interesse do usuário podem aparecer na base cartográfica do mapa do Brasil, em tabelas ou planilhas.
De acordo com o secretário de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, o produto é um instrumento importante para o gestor público avaliar suas atitudes e assim promover um desenvolvimento sustentável, mas também será de muito valor para empresários que querem saber para onde destinar seus investimentos e para estudantes em suas pesquisas. "São informações disponíveis para toda a sociedade brasileira e especialmente para a garotada que está se formando. E para o gestor público é especialmente um poderoso instrumento, porque com o zoneamento ecológico-econômico ele dispõe de uma massa de dados que lhe permitir zonear uma área e planejar, para saber quais os impactos sociais, ambientais e econômicos das suas atitudes", observou.
O coordenador do Programa ZEE, Marcos Estevan Del Prete, disse que qualquer pessoa pode solicitar uma cópia do DVD, pelo email sds@mma.gov.br. Os pedidos também podem ser feitos diretamente a um dos órgãos que fazem parte da Comissão do Zoneamento Ecológico-Econômico. São eles: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Agência Nacional de Águas (ANA), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Ministério da Integração Nacional. O DVD pode ser visto em qualquer computador, desde que o usuário disponha de leitora específica.