Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio - A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel) informou que começou às 14h37 desta sexta-feira (16) a segunda fase do leilão de energia nova, assim chamado porque envolve energia elétrica que será produzida em empreendimentos que ainda não foram construídos. Dessa etapa, participam os vencedores da primeira fase, ocorrida hoje de manhã, além das usinas já existentes, mas que estão sem contrato de fornecimento de energia. Também serão ofertadas concessões para usinas térmicas e usinas de biomassa.
Até agora, nenhuma informação da primeira fase - preço, compradores, vendedores ou concessões para usinas negociadas - foi divulgado pela comissão. Segundo os organizadores, os participantes do leilão de energia estão isolados desde o início da manhã, em quartos que ocupam oito andares de um hotel em Ipanema, zona sul do Rio. Eles não têm qualquer acesso a informações externas para evitar combinações entre eles.
Garante participação na terceira e última etapa do leilão quem oferecer o menor valor para cobrança da tarifa. Nesta fase, a energia será negociada diretamente com os compradores.