Alto número de declarações retificadoras em uma semana surpreende Receita Federal

16/12/2005 - 15h22

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Desde que a Receita Federal divulgou, sexta-feira passada (9), que 900 mil declarações ficaram retidas na malha fina por erros na declaração do Imposto de Renda deste ano, 55.289 contribuintes fizeram a declaração retificadora, corrigindo os dados informados anteriormente. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o número é considerado alto, se comparado com o volume de retificações feitas na semana anterior.

Entre os dias 1º e 8 de dezembro, por exemplo, foram feitas 17.025 declarações retificadoras. O pico de retificações foi no dia 1º, com 2.902 correções feitas. No dia 9 de dezembro, foram recebidas 6.626 declarações retificadoras. Os computadores da Receita chegaram a contabilizar 11.528 retificações num único dia, 13 de dezembro. "Estou surpreso. Não esperava isso", afirmou o supervisor.

Adir atribuiu o elevado número à introdução, no site da Receita, de um link indicando o motivo da retenção. Por esse novo sistema, o contribuinte poderá obter a informação e corrigir os dados.

O surpreendente, segundo Adir, é que mesmo de posse das informações, os contribuintes estão se dirigindo aos postos da Receita em todo o Brasil para resolver o problema. "Não adiante ir ao posto, porque lá não vai ser resolvido nada. O contribuinte tem que fazer a correção pela Internet ou aguardar o comunicado da Receita solicitando o comparecimento", Advertiu.

Segundo Joaquim Adir, na cidade de São Paulo a situação chegou a ficar tumultuada em alguns postos.