Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – Nas últimas 48 horas, as ações da empresa de aviação Varig aumentaram seu preço em torno de 30% e somente hoje acumulam alta próxima de 10% na Bolsa de Valores de São Paulo. O presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Estado do Rio de Janeiro (Apimec), Álvaro Bandeira, analisou que pode existir um processo especulativo em cima da proposta para recuperação da Varig, apresentada pela empresa Docas Investimento. A compra "não necessariamente será aprovada", diz Bandeira.
Ele lembrou que as ações da Varig estão com preço baixo há muitos anos e o movimento de alta não possui maior significado. "Até porque a assembléia dos credores(marcada para hoje)foi adiada" para o próximo dia 19.
Na análise do especialista, não dá para se afirmar que a tendência de valorização das ações da Varig vai continuar. "É preciso que tenha um plano de reestruturação, um plano de solvência da companhia, para que ela tenha um movimento mais consistente."
Já o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta, César Cury, considera a valorização das ações da Varig na Bovespa como "um sinal extremamente positivo". Para ele, "tem tudo para dar certo" a decisão da empresa Docas Investimento de adquirir por U$ 112 milhões 25% das ações ordinárias e controle do capital votante da FRB Participações (FRB-Par).