Projeto pioneiro de manejo florestal na região norte receberá R$ 1 milhão do governo alemão

09/12/2005 - 8h48

Brasília - O Projeto Ambé, considerado a maior iniciativa de manejo comunitário em uma unidade de conservação do Brasil, será lançado oficialmente hoje (9) em Santarém (PA). O projeto prevê a exploração de madeira e de outros produtos florestais em um uma área de 32 mil hectares na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, onde vivem cerca de 1.900 famílias em 29 comunidades.

A proposta receberá doação de R$ 1 milhão do governo alemão, por meio do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil e do Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia (ProManejo).

O projeto foi aprovado, em caráter experimental, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) com base na Lei 9985/2000, do Sistema de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que garante a populações tradicionais que vivem em florestas nacionais a utilização sustentável dos recursos naturais.

De acordo com o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, a primeira unidade de produção autorizada tem 100 hectares. "É uma proposta inédita, que pode se tornar modelo para outras experiências de desenvolvimento sustentável na região", destacou.

Segundo Hummel, o projeto produzirá indicadores e referências para subsidiar diretrizes de desenvolvimento sustentável e definição de políticas públicas para toda a Amazônia. Além da madeira, que será comercializada em toras, o projeto inclui o aproveitamento de produtos de outras 13 espécies de árvores.