Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, assina hoje (9) dois convênios com a prefeitura do Recife. O primeiro prevê o repasse de R$ 1 milhão ao projeto de estímulo ao turismo no tradicional mercado São José. O outro, no valor de R$ 600 mil, se destina à capacitação profissional dos trabalhadores do setor.
O projeto de revitalização do mercado tem por finalidade promover a recuperação da estrutura física do mais antigo centro popular de compras da cidade. A idéia é reordenar os espaços de comercialização de alimentos e de artesanato. O segundo projeto vai oferecer cursos de capacitação a 3.210 pessoas entre taxistas, guias turísticos, guardas municipais e barraqueiros da orla marítima de Boa Viagem.
Durante o evento, o prefeito do Recife João Paulo oficializa uma parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel), em que a administração municipal cede, por um prazo de 20 anos, um imóvel na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo, para a instalação da primeira escola de gastronomia de Pernambuco. A instituição será administrada pela Abrasel e Ministério do Turismo, em sistema de parceria com a prefeitura do município.