Acordo poderá potencializar exportações brasileiras para a Comunidade Andina

09/12/2005 - 12h57

Marcela Rebelo
Enviada Especial

Montevidéu - Um acordo firmado hoje na 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, poderá potencializar as exportações brasileiras para os países da Comunidade Andina. O convênio entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Corporação Andina de Fomento (CAF) prevê investimentos conjuntos na América Latina e no Caribe.

Pelo documento assinado entre os presidentes do BNDES, Guido Mantega, e da CAF, Enrique Garcia, as instituições terão 30 meses para estabelecer quais serão os mecanismos da cooperação. Para Mantega, "o maior desafio nesse processo será conseguir aumentar as garantias que os Estados têm a oferecer para o financiamento dos projetos". A expectativa do BNDES é de que o acordo possibilite operações que facilitem a venda de bens brasileiros aos mercados andinos.

A CAF é uma organização multilateral que financia projetos, principalmente de infra-estrutura, nos 17 países-membros da Comunidade Andina. O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações para seleção de projetos e o desenvolvimento de programas de capacitação e assistência técnica.