Ministra Matilde Ribeiro vai a Goiás avaliar Programa Brasil Quilombola

05/12/2005 - 15h24

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brsil

Brasília - As comunidades quilombolas de Engenho e Malhadinha, localizadas no município de Cavalcante, em Goiás, recebem amanhã (6) a secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. A ministra vai acompanhar os resultados do Programa Brasil Quilombola e os projetos realizados no local em parceria com ministérios e empresas estatais, cujos investimentos somam R$ 3,5 milhões.

Hoje (5) será inaugurada a Casa Kalunga, construída em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para atender a uma antiga reivindicação das comunidades locais. O local deverá funcionar como um pólo para a implementação de projetos sociais e culturais, entre eles o de inclusão digital.

Está prevista para amanhã (6) a entrega de 220 unidades sanitárias construídas pelo Ministério da Saúde em residências da comunidade de Engenho e de 45 casas financiadas pelo Ministério das Cidades, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Caixa Econômica Federal. Também deverá ser inaugurada uma escola na comunidade de Malhadinha, resultado de um convênios com a Petrobrás. Cerca de 400 famílias serão beneficiadas com a instalação elétrica, parte do Programa Luz para Todos, do Ministério das Minas e Energia.

As ações formam o Pacote da Cidadania, uma ação interministerial coordenada pela Seppir que tem por objetivo monitorar as ações do governo federal direcionadas a remanescentes de quilombos em todo o país e assegurar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. O Pacote da Cidadania foi lançado em Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Amapá.