Jaques Wagner diz que empenho de 87% do orçamento é bastante razoável

05/12/2005 - 12h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com a Junta Orçamentária no Palácio do Planalto. Os gastos que o governo pode fazer até o final do ano são o tema do encontro, segundo o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, que deixou a reunião antes do final.

Ele afirmou que o governo já empenhou 87% do orçamento da União, ou seja, se comprometeu a utilizar os recursos. "Na média, a gente não pode reclamar porque, pelo o que o ministro Paulo Bernardo [do Planejamento] apresentou, estamos com 87% empenhados em relação ao previsto. Portanto, eu diria que a gente está numa média bastante razoável. Evidentemente, você pode ter um ou outro ministério que não esteja exatamente nesta média", disse.

De acordo com o ministro, as prioridades do governo são os investimentos em infra-estrutura e na área social. Ele disse que existe uma expectativa de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas no país. "Temos uma expectativa de que o último trimestre [outubro, novembro e dezembro] aponte para uma recuperação e que a gente possa fechar o ano em alguma coisa acima, ou próxima, de 3% de crescimento do PIB".

O ministro ressaltou que a preocupação do governo é continuar "o processo de crescimento". Ele disse que espera que na reunião seja definido o volume de recursos para atender as emendas dos parlamentares e das bancadas do partido. Também participam da reunião os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, do Orçamento, Planejamento e Gestão, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.