Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Guia lançado pelo governo federal busca incentivar entidades, organizações não-governamentais (ONGs) e microempresários na articulação das políticas de geração de trabalho e renda em todo o país. O objetivo é que o Guia para Geração de Trabalho e Renda seja um panorama da aplicação dos recursos federais na área social.
Divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o guia vai envolver outros 17 órgãos do governo que têm projetos de transferência de renda. "O guia faz um levantamento de 198 ações do governo federal que ajudam os municípios e os movimentos sociais, as ONGs, os gestores públicos a encontrarem uma saída na geração de trabalho e renda para as famílias mais pobres", explicou a secretária de Articulação Institucional e Parceria do MDS, Kátia Campus, em entrevista à Rádio Nacional. "O objetivo é que as pessoas, lendo o guia, tenham um caminho para buscar os recursos."
Ela explicou que, no guia, foram agrupados primeiro os 20 programas do governo federal que transferem renda para famílias pobres. "Porque, se quem estiver organizando aquelas famílias para o trabalho, perceber que tem alguma que tem direito de receber a transferência de recurso, pode ensinar como pegar", disse.
De acordo com Kátia Campus, a principal meta do Guia é favorecer a inclusão social. "Ele orienta na utilização dos recursos públicos que, muitas vezes, não sendo bem utilizado, não dão o desempenho que poderiam dar", explicou. Por enquanto, as informações estão disponíveis apenas na internet, mas, Kátia Campus explicou que o guia será impresso e distribuído para os prefeitos já no início do próximo ano.
Clique aqui para ter acesso: www.mds.gov.br e www.fomezero.gov.br