Ivana Sant'anna Cardoso
Da Rádio Nacional
Brasília - Uma ação da Polícia Federal, da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal expediu hoje (18) 15 mandados de busca e apreensão em três estados do país: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco. Todos são relacionados à chamada Máfia dos Concursos, rede criminosa que vendia provas e gabaritos para candidatos de concursos públicos em todo o país, e que passava pelo Centro de Seleção e Promoção de eventos (Cespe), ligado à Universidade de Brasília (UnB).
Dos 12 mandados expedidos no DF, quatro pertencem aos diretores do Cespe: Romilda Macarini, Raimundo Cosmo, Créa Almeida e Augusto Porto. Eles são acusados pelo Ministério Público de sonegar ao INSS mais de R$ 20 milhões em dez anos. A sonegação era feita por meio de convênio de prestação de serviço terceirizado, quando o Cespe fechava contratos de concurso e vestibular com entidades particulares dos três estados apontados pela Polícia Federal.
De acordo com o delegado regional de combate ao crime organizado da Polícia Federal de Brasília, Sandro Torres Avelar, a ação, batizada de Campus Limpo, pretende investigar a má gestão de recursos públicos do Cespe e de empresas que teriam contratos com o centro de seleção.
Foram apreendidos pela polícia dezenas de documentos e computadores.O Ministério Público
Federal já constatou que o Cespe praticou, em 10 anos, caixa 2, contratação de parentes,
fraude contábil, aumento nas despesas nas licitações de concursos e sonegação previdenciária.