Agência de Petróleo arrecada R$ 645 milhões com a venda de 114 blocos

18/10/2005 - 17h24

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) arrecadou R$ 645 milhões com as vendas dos primeiros 114 blocos de 16 setores ofertados neste segundo dia da Sétima Rodada de Licitação de áreas para a exploração e produção de petróleo e gás natural.

Com isto, a Sétima Rodada passa a ser a que mais recursos arrecadou em bônus de assinatura – o valor que a empresa paga na hora da compra. Agora à tarde, foram licitados seis novos setores, com a empresa transferindo para a iniciativa privada 58 blocos exploratórios.

Nesta segunda metade do dia, a empresa argentina OIL M&S foi a que levou o maior número de blocos, tendo dominado a venda de áreas no setor C, da Bacia do Solimões, na Região amazônica. Sozinha, a empresa arrematou 21 blocos exploratórios. Na mesma Bacia a Petrobrás levaria outros quatro dos 25 blocos ofertados.

Na totalidade, a Petrobras levou oito blocos até agora nesta segunda fase deste segundo dia, a também brasileira Silver Martins outros cinco; a Repsol mais oito; Koch Petróleo do Brasil cinco; a W. Washington e Brazalta levaram quatro blocos cada uma; a BG Energy, dois; e a Sinergy um bloco exploratório.