Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O estado do Rio de Janeiro registrou o maior comparecimento de estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorreu no último domingo (25). Balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação indica que 81,4% dos quase 205 mil alunos inscritos participaram da prova. Isso representa um aumento de quase 13% na participação estudantil em relação ao ano passado.
Já o maior número de inscrições foram feitas em São Paulo, 920.957. Desse total, 25,26% não fizeram o teste. Mesmo assim, houve uma queda no percentual de faltas em relação ao ano passado, quando 27,29% dos alunos não fizeram o exame.
A ausência mais expressiva, segundo o MEC, foi no Amazonas. Cerca de 41% dos inscritos não participaram do Enem. A nota divulgada pelo ministério afirma, contudo, que "esta ausência foi a menor dos últimos três anos no estado (55,8% em 2002, 55,8% em 2003 e 66,05% em 2004)".
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que essas inscrições superaram as projeções mais otimistas porque, segundo ele, o ministério enfrentou diversos problemas para a realização das provas. "Para nós, esse resultado foi motivo de grande satisfação porque realmente a greve dos Correios que ocorreu nesse período nos preocupou. Foi feito um grande mutirão via internet, via 0800, via escolas públicas para que os alunos soubessem uma informação essencial: os locais das provas", relata.
Dados do MEC informam que essa edição do Enem teve a participação de uma equipe técnica de 220.449 profissionais em 4.375 locais de prova. O serviço de atendimento telefônico gratuito do ministério, o Fala, Brasil, registrou 1.414.771 ligações. O site oficial do exame recebeu dois milhões de visitas.