Ramalho atribui aumento de exportações à diversificação dos mercados

29/09/2005 - 19h55

Porto Alegre, 29/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - A diversificação dos mercados permite o crescimento das exportações, disse hoje (29) o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, que participou da centésima edição dos Encontros de Comércio Exterior (Encomex), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Ramalho disse que o Brasil deve alcançar a meta de US$ 112 bilhões em exportações neste ano, porque "a maioria dos setores que integram a exportação brasileira continua apresentando um desempenho bastante razoável, em alguns casos até mesmo superando as previsões feitas quando do estabelecimento da meta para este ano".

Segundo o ministro interino, há casos específicos, individuais, de setores que vêm enfrentando problemas com o câmbio. Ele informou que já está resolvido o problema da entrada de calçados brasileiros na Argentina, com a implantação do sistema de licenciamento não-automático para todos os países do mundo e que causou problemas também para entrada do produto brasileiro. Há cerca de dois meses, explicou, foi feito um acordo com os calçadistas brasileiros para limitar um pouco a importação. Mas ressalvou que não será alterada a marca histórica de 13 a 14 milhões de pares vendidos por ano para o mercado argentino.

Ramalho acrescentou que o Encomex, promovido pelo ministério, procura levar a mentalidade exportadora para além dos grandes pólos produtores, especialmente para o micro e o pequeno empreendedor que deseja exportar.

O presidente da Fiergs, Paulo Tigre, destacou no encontro que até agosto o estado já havia exportado US$ 6,903 bilhões – valor 7,3% superior ao do mesmo período no ano passado.