Paraná registrou 840 casos de dengue este ano

29/09/2005 - 11h33

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Foram registrados este ano 840 casos de dengue autóctone (contraída dentro do município) no Paraná, contra 57 em 2004. O diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da secretaria de Saúde, Luiz Armando Erthal, afirma que foram intensificadas as ações de combate à dengue no estado. Segundo ele, no último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o Paraná é o quinto estado com menos casos de dengue no Brasil.

O balanço apontou que o Paraná foi o estado com maior índice de redução de dengue em 2004 em relação a 2003. Ao todo, a queda foi de 99,7%, sendo mais de 9 mil casos em 2003 contra 57 em 2004.

Para auxiliar o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, a secretaria de Saúde está fazendo parcerias com entidades educacionais. Em Foz do Iguaçu e Toledo os alunos deverão iniciar atividades de conscientização no final de outubro e começo de novembro.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde afirma que os principais motivos para o aumento d doença são: desarticulação de parte dos trabalhos das prefeituras por causa das eleições e o forte calor no primeiro semestre em determinadas regiões - com isso, pontos naturais de reprodução do mosquito ficaram sem água, levando-o a procurar locais próximos ou até mesmo o interior de residências.