Deputados explicam em carta motivos para continuar no PT

29/09/2005 - 21h23

Iolando Lourenço e Juliana Cézar Nunes
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Termina às 19h de sábado (1º/10) o prazo de mudança de partido para os políticos disputarem as próximas eleições. A data limite motivou 13 deputados do PT a divulgarem hoje (29) uma carta sob o título Nós ficamos no PT!. No documento, eles enumeram os motivos pelos quais decidiram continuar no partido. E dizem respeitar os companheiros que escolheram "começar de novo em torno de uma nova sigla". Mas afirmam ter resolvido permanecer na legenda para valorizar a trajetória de resitência e de luta do partido.

Nas últimas semanas, oito parlamentares deixaram o PT: os deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP), Orlando Fantazzini (SP), Miro Teixeira (RJ), Maria José Maninha (DF), João Alfredo (CE), André Costa (RJ), e o senador Cristovam Buarque (DF).

Na carta, os 13 deputados que formam o autodenominado bloco parlamentar de esquerda do partido, ressaltam que "o PT ampliou a força e a voz dos oprimidos e marginalizados do nosso povo, assim como fortaleceu a presença dos movimentos sociais e organizações populares na construção de nossa história recente". E acrescentam: "Permanecer no partido é aceitar com prontidão e coragem o desafio de sua reconstrução. É preciso corrigir e punir os responsáveis diretos pelos desvios programáticos e éticos que mancharam fortemente, nos últimos meses, a imagem do nosso partido."

Os deputados manifestam ainda a intenção de aumentar a participação das bases nas decisões maiores das direções partidárias. Ao final da carta, afirmam que a crise atual os fez ver com mais transparência a "natureza dos compromissos com a ética, a democracia e com políticas públicas" que garantam uma sociedade mais justa e fraterna.

Eles declaram apoio total à candidatura de Raul Pont para a presidência do PT, que disputará em segundo turno com o deputado Ricardo Berzoini (SP). Assinaram a carta os deputados Antônio Carlos Biscaia (RJ), Dr. Rosinha (PR), Iara Bernardi (SP), Luiz Alberto (BA), Nazareno Fonteles (PI), Paulo Rubem Santiago (PE), Walter Pinheiro (BA), Dra. Clair (PR), Gilmar Machado (MG), João Grandão (MS), Mauro Passos (SC), Orlando Desconsi (RS) e Tarcisio Zimmermann (RS).