Brasília, 29/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - O número de reclamações sobre a qualidade dos serviços de telefonia fixa caiu de 21.490, em janeiro, para 16.957 em agosto, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cobrança é campeã em queixas – dos atrasos na entrega de boletos aos serviços adicionais não solicitados.
O tele-atendimento aparece em segundo lugar entre as reclamações, seguido de reparos, instalação de linhas e bloqueio de linhas com conta já paga. As estatísticas levam em conta apenas as queixas feitas diretamente à Anatel.
Na avaliação do presidente da Anatel, Elifas Chaves Gurgel do Amaral, "a queda nas reclamações indica que as operadoras investiram no sentido de melhorar a qualidade de seus serviços, mas queremos que melhore ainda mais". Segundo ele, em reunião hoje (29) as operadoras informaram que estão investindo em treinamento de pessoal para atendimento e que também estão em contato com os órgãos de defesa do consumidor, para um melhor entendimento das reclamações dos usuários.
Neste ano, a Anatel já multou as operadoras de telefonia fixa em R$ 43,9 milhões e recolheu um total de R$ 28,48 milhões em multas – destes, R$ 27,7 milhões referem-se à qualidade dos serviços prestados. Em 2004, o volume de recursos recolhidos com multas por má qualidade nos serviços prestados foi de R$ 35,5 milhões. As operadoras com maior número de reclamações são Vésper, Telemar, Telefônica e Brasil Telecom.