Ministro destaca importância do complemento à alfabetização

20/09/2005 - 17h19

Rio, 20/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - Oferecer o ensino da 1ª à 4ª série é importante para completar o processo de alfabetização, afirmou hoje (20) o ministro da Educação, Fernando Haddad, no lançamento do projeto Tecendo o Saber, que será realizado inicialmente em telessalas localizadas em municípios do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Maranhão e Espírito Santo.

"É importante alfabetizar, mas imediatamente após a alfabetização, oferecer a oportunidade para a cobertura, pelo menos, das quatro séries iniciais do ensino fundamental. A partir daí é possível dizer que o cidadão não mais concorre para os indicadores do analfabetismo funcional", acrescentou Haddad.

O projeto Tecendo o Saber é resultado de parceria do Ministério da Educação com a Fundação Roberto Marinho e a Companhia Vale do Rio Doce. Um dos 20 mil brasileiros que participarão da iniciativa, o aposentado Carlos Antônio de Oliveira, de 61 anos, contou que largou a escola sem completar a 3ª série do ensino fundamental. Depois de tanto tempo afastado das salas de aula, disse, começou a sentir dificuldades em ler e resolveu se alfabetizar de novo. E concluir a 4ª série.

"A pessoa sem o estudo não tem nada. Não sabe receber um pagamento, não sabe fazer uma conta, não sabe pagar uma conta. Quando ele recebe um pagamento, depende de alguém para ajudar. Se ele estudar, não vai precisar da ajuda de ninguém, só da ajuda dele mesmo", comentou.

Com o projeto, por meio de aulas em vídeo, livros com exercícios e a ajuda de professores, jovens e adultos que largaram a escola ou que não tiveram a oportunidade de estudar anteriormente poderão concluir em um ano a primeira fase do ensino fundamental.