Deputado Paulo Baltazar é o novo vice-presidente da CPI da Compra de Votos

20/09/2005 - 12h02

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a compra de votos acaba de aprovar o nome do deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ) para vice-presidente. Ele substitui o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que renunciou ao cargo depois de ter sido acusado de quebra de decoro parlamentar. Pimenta apresentou uma lista de supostos sacadores das contas de Marcos Valério no Banco Rural, e admitiu ter pego carona com o empresário após o depoimento dele na CPMI da Compra de Votos.

O senador Amir Lando (PMDB-RO), presidente da comissão, designou também uma comissão para acompanhar o depoimento do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, na CPI dos Bingos. A comissão é formada pelos deputados Eduardo Valverde (PT-RO), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Moroni Torgan (PFL-CE), José Rocha (PFL-BA) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

A CPI aprovou ainda dois requerimentos: um que convoca para depor Sergio Spinelli Silva Júnior, procurador legal do Citigroup e outro que pede aos fundos de pensão Petros, da Petrobras, Funcef, da Caixa Econômica Federal, e Previ, do Banco do Brasil, o balanço anual, a relação de rendimentos e o estatuto.

Após a reunião administrativa, a CPI da Compra de Votos ouve o ex-assessor parlamentar do PP, João Cláudio Genu.