Rio propõe que horário de verão tenha 14 dias a mais

14/09/2005 - 17h46

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio – O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio, Wagner Victer, propõe a prorrogação do horário de verão no país por mais 14 dias. O horário de verão começa em 16 de outubro e termina em 19 de fevereiro.

Victer informou que até o final da semana irá encaminhar o pedido formal de prorrogação para o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. O secretário afirma que defenderá a necessidade de expandir o horário até o carnaval, beneficiando municípios litorâneos e turísticos, como o Rio – isso representa, segundo ele, uma grande economia energética, já que, historicamente, o maior consumo do estado ocorre em fevereiro.

O secretário também disse que conta com o apoio dos lojistas, que, "durante o horário de verão, observam o movimento das lojas de rua aumentar em até 25%", e da população do Rio, "que se sente mais segura podendo voltar para a casa contando com a luz solar".

O horário de verão será adotado pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além do Distrito Federal.