ANS apresenta às empresas privadas de saúde programa para medir desempenho do setor

14/09/2005 - 19h56

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula as atividades do setor privado, apresentou hoje (14), durante uma feira do ramo hospitalar, um programa para reunir informações de prestadores de serviços – como médicos e hospitais – e operadoras de planos de saúde. A ANS pretende construir indicadores para verificar o desempenho das empresas do setor.

O Programa de Qualificação e Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) prevê que as prestadoras e operadoras de saúde enviem a ANS dados como número de internações, número de consultas, indicações clínicas e utilização de recursos.

Segundo Alzira de Oliveira, gerente do setor técnico-assistencial da ANS, "o programa traz uma perspectiva de mudança de paradigma do que é feito na saúde privada atualmente. Queremos que as operadoras assumam, além do papel de vender planos de saúde, a responsabilidade por uma gestão mais eficiente desses planos."

Para Alzira, o setor também precisa ser mais transparente ao consumidor sobre os serviços prestados. "Através do programa, o consumidor vai saber, por exemplo, como a sua operadora de plano de saúde está sendo avaliada segundo aspectos financeiro, assistencial, estrutural e operacional", disse.

Outra conseqüência apontada pela gerente é a possibilidade de corrigir distorções assistenciais. Ela cita o elevado número de cesarianas no Brasil, que chegam a 85% do total de partos em hospitais privados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse percentual chegue a apenas 15%. "Esse número não vai ser reduzido, enquanto não houver uma avaliação responsável das práticas efetuadas e o desenvolvimento de políticas com o objetivo de impactar o setor".

O programa, que foi lançado em dezembro de 2004 e será dividido em três fases, está na primeira etapa de implementação, com a divulgação dos dados referentes a 2003, que já estão no endereço eletrônico da ANS (www.ans.gov.br), além da avaliação dos dados relativos a 2004. Até o fim desta fase, em outubro, a avaliação referente ao ano passado também será divulgada no endereço eletrônico.