Abertura de vagas para jovens no mercado de trabalho é tema de debates em Recife

14/09/2005 - 9h09

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Iniciativas para ampliar a profissionalização e a abertura de vagas no mercado de trabalho para jovens de 15 a 24 anos, serão debatidas de hoje até sexta-feira (16), na capital pernambucana, durante o 1º Congresso Regional da Juventude. Dados do Ministério do trabalho revelam que esses jovens representam 48% do contingente de desempregados do país.

O evento, que se realiza no Mar Hotel, em Boa Viagem, reúne empresários, representantes de governo e de instituições da sociedade civil. De acordo com o presidente do Instituto Empresarial pela Cidadania, Oscar Rache Ferreira, a idéia é definir um projeto nacional com ações integradas de inclusão social, para possibilitar o aceso dos jovens ao mercado de trabalho.

O congresso é promovido pela Aliança Empresarial Pelo Nordeste, instituição que vem atuando desde 2003 na região, no engajamento de lideranças empresariais em ações de cidadania. Participam também como parceiros da iniciativa a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria. A programação inclui debates sobre programas do governo federal como Primeiro Emprego, Jovem Aprendiz, além de temas como economia solidária, empreendedorismo e profissionalização.