Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A qualidade, preparo e acondicionamento dos alimentos destinados à merenda escolar fornecida por 1.110 escolas da rede estadual de Pernambuco passam a ser inspecionados pela Vigilância Sanitária do estado.
O controle mais rigoroso da merenda, resultado de parceria das secretarias estaduais de Saúde e Educação com a Vigilância Sanitária, foi definido com base em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
O trabalho de fiscalização, que teve início recentemente nos bairros da zona norte da capital, envolve profissionais das áreas de nutrição, medicina veterinária, pedagogia e arquitetura.
O gerente estadual de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, destacou que a iniciativa representa um avanço significativo para a saúde dos estudantes, uma vez que antes da implantação do programa a inspeção dos componentes da merenda ficava a cargo de pessoas despreparadas para exercer a função. Ele disse que a partir de agora as escolas terão que obedecer às mesmas normas aplicadas aos restaurantes no que diz respeito ao transporte, armazenamento, higiene e manipulação dos alimentos.
A partir de março do próximo ano, técnicos da Vigilância Sanitária vão promover, nas escolas, cursos de capacitação para profissionais que atuam no transporte e preparação dos alimentos da merenda escolar. Está prevista também a distribuição de cartilhas com orientação sobre cuidados básicos com frutas, hortaliças e destinação do lixo.