Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil
Cidade da Guatemala - O presidente da Guatemala, Oscar Berger, disse hoje (13), antes da reunião de chefes de estado e governo dos países do Sistema de Integração Centro-Americana, que o Brasil tem bons modelos de produção de etanol, o álcool combustível. Segundo Berger, essas tecnologias podem ser implementados na Guatemala.
Segundo o embaixador Mário Vilalva, do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, o governo brasileiro tem interesse em fazer com que o etanol vire uma commodity (mercadoria negociada em bolsas internacionais). Para isso, é preciso que outros países dominem a produção no mercado mundial.
O diplomata lembrou, também, que para os países da América Central dependentes do petróleo é interessante produzir etanol para adicionar à gasolina. Além de transferir tecnologia, o Brasil vai vender álcool, usinas automotivas e carros bicombustiveis para a América central.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Guatemala, participa hoje de reunião privada dos chefes de estado e governo e chanceleres do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica).