Fome passa a ser desafio para governos e sociedade, diz Lula na Guatemala

13/09/2005 - 1h22

Keite Camacho
Enviada especial

Guatemala – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a luta contra a fome é um objetivo de vida e prioridade do seu governo. Ele reafirmou a meta do programa Bolsa Família, de alcançar todos os brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza até o final de 2006. Lula participou, na Guatemala, do encerramento da Conferência Latino-Americana sobre Fome Crônica, que reuniu especialistas e autoridades para troca de experiências regionais em segurança alimentar e nutricional.

"O evento é um marco na história da nossa região. A fome está deixando de ser um problema dos pobres para ser um desafio do governo e da sociedade", disse o presidente nessa segunda-feira (12) à noite. "Fiz dessa luta meu objetivo de vida e a prioridade do meu governo. A fome significa exclusão social em meu país, falta de emprego e saúde e condições dignas para milhões de brasileiros."

Lula viajou acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.