BNDES anuncia crédito para a TAM e se diz disposto a ajudar outras empresas áereas

13/09/2005 - 19h12

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje a aprovação de crédito no valor de R$ 84,9 milhões para a empresa TAM Linhas Aéreas. Esta é a primeira operação realizada pelo banco para o setor aéreo nos últimos seis anos, segundo o superintendente da área de Infraestrutura do BNDES, João Carlos Cavalcanti.

Segundo Cavalcanti, os recursos serão investidos no programa de modernização da TAM, que envolve melhorias tecnológicas, treinamento de pessoal e conservação ambiental. O superintendente diz que o financiamento abre a possibilidade de concessão de novos apoios da instituição às demais empresas do setor de aviação civil, inclusive a Varig. "Nós não teremos nenhum problema em financiar outras empresas do setor, desde que elas tenham condições de se endividar, condições de investir, trazer bons projetos e ter capacidade de pagar empréstimos para financiar esses projetos. Não temos nenhuma restrição ao setor aéreo".

No caso da Varig em especial, o superintendente do BNDES esclareceu que, no momento, a empresa não apresenta condições financeiras para receber crédito. "Por isso, a gente não financiaria a Varig", explicou, acrescentando que "não financiaria a Varig, assim como a gente não financiaria nenhuma empresa que estivesse numa situação como ela".

Ontem (12), o presidente da Varig, Omar Carneiro da Cunha, entregou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o plano de recuperação da companhia, que prevê, entre outras medidas, a criação de uma nova empresa, saudável e capaz de atrair investidores, e a demissão de cerca de 13% dos funcionários. "Se esse plano tiver uma previsão de capitalização, amortização de dívidas, enfim, uma recuperação da companhia, não quer dizer no futuro que a gente não possa financiar a Varig", afirmou o superintendente do BNDES.

Cavalcanti disse, ainda, que, excetuando a TAM, nenhuma outra empresa do setor apresentou recentemente algum pedido de financiamento ao BNDES. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, a empresa definirá a geração de empregos e os possíveis benefícios que o financiamento representará para o usuário de vôos da empresa após a assinatura do contrato com o banco.