Presidente da Eletrobrás afasta possibilidade de desabastecimento

09/09/2005 - 17h31

Rio, 9/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, afastou qualquer possibilidade de desabastecimento de energia em 2007 por causa do crescimento que vem sendo registrado no Produto Interno Bruto (PIB). "Nem em 2006, nem em 2007, nem em 2008 e acreditamos que daí para a frente também. Com os projetos novos, nós podemos passar tranqüilidade para a nação brasileira", assegurou.

Para Vasconcelos, o Brasil não passará por falta de energia devido aos programas que vêm sendo desenvolvidos pelo governo federal no setor elétrico, junto com os leilões de energia nova. "A Eletrobrás tem um planejamento. Temos estudos permanentes e a responsabilidade ditada pelo presidente da República de que não falharemos com a sociedade, até porque desenvolvemos os Programas de Combate ao Desperdício (Procel), das Usinas Virtuais e do Leilão de Energia Nova, no fim do ano, com 17 novas usinas", disse.

Algumas dessas usinas, acrescentou, já têm licença ambiental. "Outras estão em processo de cessão e estamos acreditando que vamos cumprir o nosso papel, dando ao país energia suficiente e de qualidade, fazendo a inserção social de 12 milhões de brasileiros que ainda não têm luz em casa, por meio do Programa Luz para Todos, com tarifas mais baixas", explicou.