"Formatura" da primeira turma brasileira de cães farejadores será realizada hoje em SC

09/09/2005 - 7h23

Brasília – Hoje (9) é a "formatura" da primeira turma brasileira de cães farejadores de drogas. Termina nesta sexta-feira o treinamento de animais realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Serviço Canadense de Inteligência de Segurança e do Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos. Também foram capacitados 31 policiais militares, civis e rodoviários federais que irão conduzir os cães no trabalho de busca de drogas.

O secretário nacional da Senasp, Luiz Fernando Corrêa, participará da solenidade que marcará a conclusão da formação, às 11h, em Florianópolis (SC). A iniciativa, além de preparar policiais para atender eventos de grande porte no país, como os jogos Pan-Americanos de 2007, visa fortalecer uma política nacional de segurança pública com a utilização de cães em atividades específicas e promover a integração das forças policiais.

O processo seletivo dos cães e dos policiais guias foi realizado em várias etapas que inclui a avaliação do caráter, paciência e entusiasmo. Para os policiais foi exigida dedicação exclusiva como condutor de cão de serviço. Já os cães, que necessitam ser da raça pastor, labrador ou english springer spaniel, precisaram ainda demonstrar características fundamentais à atividade do faro, possuir instinto de caça, disciplina e concentração.