Eletrobras apresenta campanha para incentivar decoração de Natal

09/09/2005 - 19h55

Rio, 9/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Eletrobrás vai fazer uma campanha para incentivar a decoração de Natal em todos os estados brasileiros. A campanha foi apresentada hoje (9) pelo presidente da empresa, Aloísio Vasconcelos, a diretores de 43 concessionárias de energia.

Segundo Vasconcelos, a campanha Natal de Luz foi criada com a intenção de resgatar a auto-estima do brasileiro. Ele informou que a empresa tem pesquisa comprovando que a sociedade vê com tristeza a crise política que o país atravessa. "Mas nós acreditamos que o Brasil é maior do que a crise. Vamos sair dela e vamos vencer também. No nosso caso, é a transformação do Natal em um momento de fé e também de alegria, para transformar as pessoas e as famílias em dezembro", disse.

O presidente da Eletrobrás disse que a empresa vai gastar com a campanha de R$ 8 milhões a R$ 9 milhões. Deste total, R$ 1,5 milhão serão aplicados na compra dos kits a serem entregues às 64 concessionárias de energia do país. Em cada kit elas vão receber mil cordões com 100 lâmpadas de 220 volts e 500 metros de mangueiras iluminadas.

Preliminarmente, a empresa definiu 27 monumentos que podem ser incluídos na decoração natalina, mas as concessionárias poderão alterar os locais. Entre eles estão o Museu de Arte de Moderna de São Paulo (Masp), o Memorial JK, em Brasília, e a Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

Vasconcelos reconheceu que ao incentivar a decoração de Natal, os consumidores poderão ter aumento de gastos na conta de energia elétrica, mas afirmou que será por um curto período de tempo, uma vez que a campanha será lançada em emissoras de televisão, rádio e jornais no dia 4 de dezembro.

Já sobre os gastos com a campanha, garantiu que não serão repassados ao consumidor: "A campanha publicitária é do orçamento da Eletrobrás. As campanhas estaduais serão dos orçamentos das empresas concessionárias". Vasconcelos disse esperar a adesão de empresas, governos estaduais e municipais, comércio e hotéis, para iluminarem os pontos turísticos e culturais das cidades.