Presidente do BNDES destaca maior investimento em máquinas no primeiro semestre

31/08/2005 - 16h37

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Guido Mantega considerou muito satisfatório o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos as riquezas produzidas pelo país. Segundo pesquisa divulgada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB teve alta de 1,4% de abril a junho em comparação com janeiro a março.

De acordo com Mantega, os dados mostram que a indústria brasileira, o setor de serviços e o setor agropecuário estão comprando novas máquinas e equipamentos. "Eles estão se tornando mais produtivos. Vão ter produtividade maior, rentabilidade maior e estarão aumentando a oferta de produtos, nos próximos meses, afastando aquele perigo que sempre ronda a economia brasileira, que é o perigo da inflação".

Para Mantega, o resultado do segundo trimestre pode significar um crescimento de 5,7% no ano. "É um crescimento saudável porque vem acompanhado do aumento do investimento, da capacidade produtiva e da aquisição máquinas e equipamentos", ressaltou o presidente do BNDES.

Para Guido Mantega, um outro ponto positivo para a economia é a tendência de que o Comitê de Política Econômica (Copom), do Banco Central, de baixar os juros para os próximos meses. "Uma notícia outra noticia boa é que nos próximos meses você terá uma redução das taxas de juros conforme já pode ser indicada na ata do Copom. A ata do Copom dá indicações de que isso deve acontecer", disse o presidente do BNDES.