Porto de Santos registra em julho recorde em movimento de carga

31/08/2005 - 12h46

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – O Porto de Santos registrou nos últimos três meses os maiores resultados de cargas movimentadas, tanto em exportação quanto em importação. Apenas em julho, foram transportadas cerca de 6,8 milhões de toneladas, a terceira maior marca mensal, superada somente pelos dois meses anteriores. O resultado em volumes é o melhor em toda história do Porto de Santos em julho.

De acordo com balanço da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o movimento de carga em julho aumentou 7,89% em relação ao mesmo mês do ano passado. As exportações pelo porto tiveram maior destaque no período e cresceram 11,13% em relação ao mesmo mês de 2004, enquanto a importação subiu 1,42%.

Nos últimos sete meses, Santos movimentou aproximadamente 42,1 milhões de toneladas, um aumento de 7,89% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo a maior parte (70,9%) para a exportação. As cargas movimentadas para fora do país cresceram 12,47%. Já, as importações registram queda de 1,86%.

A mercadoria mais exportada pelo Porto de Santos foi o açúcar, com mais de 7 milhões de toneladas embarcadas em sacas e a granel até julho, superando a soja. O produto mais importado foi o carvão, seguido pelo adubo. Ainda nesse período, o Porto de Santos registrou fluxo de US$ 28,1 bilhões, com uma participação de 26,8% no total brasileiro de cargas exportadas e importadas. Santos é o primeiro no ranking de participações portuárias na balança comercial do país. A maior parte das mercadorias tem como destino os Estados Unidos, os Países Baixos e a Argentina.